Os reservatórios de água são classificados de acordo com o material com o qual são construídos e a capacidade de recebimento. Além disso, a posição em que são instalados no terreno também é um critério analisado para cada tipo.
Nessa perspectiva, existem reservatórios superficiais ou enterrados no solo, que são atributos importantes para a classificação do tipo de armazenamento. As condições do terreno e da fonte de abastecimento são determinantes para a escolha do reservatório.
Para entender melhor, veja os principais tipos de reservatório de água e quando utilizá-los!
1. Reservatório De PVC
Os tanques de Policloreto de Vinila (PVC) são altamente resistentes à ação mecânica e química. Além disso, são leves e fáceis de instalar sem a necessidade de realizar grandes obras ou adaptações.
As vantagens desse tipo de reservatório são:
- facilidade para transportar;
- facilidade para higienização;
- montagem simples;
- grande variedade de capacidade volumétrica.
O melhor momento para utilizar reservatórios de PVC é quando a prioridade é ter recipientes de fácil instalação e baixo custo, além de exigir capacidade volumétrica moderada, um local
plano e reservado para evitar possíveis impactos no reservatório.
2. Reservatório De Aço Inox
Como o nome sugere, os reservatórios de aço inoxidável são feitos de metal inoxidável, resistente e protetor contra a água. Deixando de lado a resistência, eles também são ótimos para reter água e manter um reservatório frio, desde que sejam instalados em uma área com cobertura.
Com o reservatório de inox, é possível contar com as seguintes vantagens:
- resistência;
- baixa manutenção;
- facilidade de higienização;
- instalação simples.
A utilização dos reservatórios de aço inox é ideal para o consumo humano, ou seja, para atividades voltadas para a produção de alimentos ou bebidas. Também são eficientes para abastecer o consumo humano em residências, comércios e empresas.
3. Reservatório De Poliéster Reforçado
Os tanques de poliéster são reforçados com fibra de vidro e são altamente resistentes à ação mecânica, química e corrosiva. Além disso, dão suporte à produção sob medida, ou seja, possuem a capacidade necessária para suprir demandas específicas.
As vantagens de utilizar esse tipo de reservatório são:
- possibilidade de grande quantidade de água;
- produção de acordo com a demanda;
- flexibilidade para instalação;
- módulos encaixáveis.
Sendo assim, os reservatórios de poliéster podem ser utilizados em situações que exigem maior capacidade de armazenamento, pois preservam bem a água, são extremamente resistentes e produzidos sob medida, requisitos que favorecem situações específicas.
4. Reservatório De Concreto
Os reservatórios de concreto são uma alternativa viável para situações que exigem grande demanda e capacidade de armazenamento. São resistentes e capazes de suportar grandes volumes de água, podendo ser construídos em diversos formatos e tamanhos.